Cuidados com a Alimentação durante o verão

O verão é a estação mais apreciada pela maioria das pessoas. Sinônimo de férias, praia, sol, passeios ao ar livre, piscina... Porém essa descontração não deve significar descuido com a alimentação. Se nos dias frios sentimos mais fome e comemos mais alimentos calóricos, na estação mais quente do ano o apetite diminui, o que aumenta a importância de uma dieta leve, que não pese no estômago. Outra mudança fisiológica que acontece no organismo é a retenção hídrica. Temperatura elevadas são inimigas da boa circulação sanguínea, provocam inchaços, sensação de peso, formigamento e até dor nas pernas e pés. Por isso devemos cuidar da nossa alimentação, e a melhor forma de contornar todas essas situações é investindo em uma alimentação leve e de fácil digestão e consumindo bastante líquido para manter a hidratação em dia. Separei algumas dicas pontuais para você desfrutar desses dias com muita energia!

Quais os alimentos mais recomendados para o consumo?

É importante priorizar alimentos de fácil digestão, e também com teor reduzido de gordura.

Então vamos lá:

Consuma salada: de alface, rúcula, agrião, escarola, cenoura ralada, beterraba, pepino, tomate, etc., pois são alimentos pouco calóricos e cheios de vitaminas e minerais, e fáceis de serem encontrados.

Consuma frutas: são ricas em água e bastante refrescantes. O alto teor de vitaminas minerais e compostos antioxidantes que apresentam reforçam a saúde da pele na prevenção do envelhecimento precoce. Sabe aquela vontade de comer doce? As frutas são excelentes opções para aliviar o desejo por doces calóricos e de baixo valor nutricional.

Consuma sementes e oleaginosas: são ricas em selênio e vitamina E, que ajudam a prevenir os danos causados pelo excesso de exposição ao sol. Exemplos: castanhas, amêndoas, nozes, linhaça, gérmen de trigo, semente de girassol, semente de abóbora, etc.

Consuma cereais integrais e carnes magras: são ricos em vitaminas do complexo B, minerais, além de serem excelentes fontes de proteína, que são fundamentais para o crescimento e reparação do nosso organismo.

Consuma peixes: são fontes de ômega 3, melhoram processos inflamatórios e reduzem manchas da pele por exposição solar. Exemplo: salmão, sardinha, truta, etc.

Hidrate-se: no calor, é comum ocorrer perda de sais minerais na transpiração. Nesse caso a água de coco, além de ser deliciosa, funciona como isotônico natural por repor os eletrólitos perdidos. Beba bastante suco de fruta, chás gelados e a velha e boa água, que deve ser consumida ao longo do dia inteiro para evitar a desidratação.

O que você pode evitar...

Sal e alimentos ricos em sódio: diminua o consumo porque o sódio faz com que o organismo retenha líquido, levando ao inchaço.

Alimentos de difícil de digestão: frituras, creme de leite, bolos recheados, pastel, salgadinhos de pacote, carnes gordas como picanha e filé mignon.

Sobrecarrega do organismo: faça de 5 a 6 refeições pequenas ao longo do dia, assim é possível manter o bom funcionamento e garantir energia ao longo do dia inteiro.


Os alimentos leves e saudáveis, são cheios de nutrientes, e se bem conservados diminuem ainda mais o risco de contaminações e toxinfecções, frequentes no verão. Sintomas de náuseas, vômitos e diarreia derrubam qualquer um e podem causar desidratação. Por isso, para aumentar a durabilidade dos alimentos, é importante mantê-los refrigerados e em porções (apenas a quantidade que será consumida). Alimentos como ovo, maionese e molhos são de fácil contaminação quando estão expostos a ambientes não refrigerados. Na praia, evite consumir alimentos que costumam ficar muito tempo fora do ambiente de refrigeração. Como queijos, camarões e sanduíches com maionese.

DICA NATUS:

Pensando em deixar sua alimentação ainda mais saudável e natural, a Natus oferece uma linha completa de alimentos selecionados feitos com grãos e sementes de qualidade para deixar o seu dia cheio de energia! Para saber mais consulte a lista dos nossos produtos!

Por Elenice Cunha Santos - Nutricionista (CRN3: 50373) - [Estilo de Vida]